Chegou o momento de um dos eventos de MMA mais esperados de 2025. Na disputa contra o campeão dos meio-médios (até 77,6 kg), Jack Della Maddalena, Islam Makhachev vai estrear na categoria já na briga através do título. O UFC 322 ocorre na próximo sábado (15/11) e terá o Madison Square Garden, em Nova York, como palco.
Quem também passará através da mesma experiência é Zhang Weili. A chinesa debutará no peso-mosca (até 56,7 kg) contra a campeã Valentina Shevchenko, no acontecimento co-principal noturna. O Brasil marca presença nos duelos centrais, com Carlos Prates na disputa contra Leon Edwards.
3 imagens1 de 3Zhang Weili era campeã do peso-palha
Jeff Bottari/Zuffa LLC2 de 3Jack Della Maddalena é campeão dos meio-médios
Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images3 de 3Shevchenko defenderá o cinturão contra Zhang
Makhachev abriu mão do título de peso-leve para tentar um outro desafio. O russo pretende conquistar o segundo cinturão da carreira e pode fazer isso logo na primeira luta na nova categoria. Apesar de estreante, o cartel dele pode lhe dar vantagem.
O ex-campeão de até 71 quilos tem 27 vitórias no UFC e somente uma derrota. Mas os do adversário não divergem tanto e a tarefa não será fácil. Dono do cinturão meio-médio, Jack Della Maddalena perdeu somente duas vezes na competição, enquanto já triunfou em 18 ocasiões.
Zhang x Shevchenko A luta co-principal é outro fator que torna o acontecimento ainda mais sensacional. Duas das maiores lutadoras da história do UFC irão, enfim, se confrontar. Zhang Weili fará a primeira luta como peso-mosca contra a campeã Valentina Shevchenko.
A esportista quirguiz é sinônimo de dominância na categoria. Shevchenko segurou o cinturão invicta durante cinco anos, entre 2018 e 2023. Apesar do tropeço para Alexa Grasso, ela recuperou o título na revanche em 2024. A veterana ainda conta com um cartel de 25 triunfos, contra apenas quatro derrotas.
Mas alguém pode enfim ter chegado para botar um final no reinado de Shevchenko. A sensação de vitória é familiar para Zhang. A chinesa era campeã do peso-palha, mas decidiu deixar o título para trás. Graças a isso este grande duelo será provável. Os números dela são também são sensacionais: 26 vitórias e três derrotas.
Leia também Esportes UFC 322: Carlos Prates faz promessa ousada para luta contra Edwards Esportes Árbitro famoso do UFC mostra novidade na regra sobre dedo no olho Esportes Lutador do UFC detona acontecimento na Casa Branca: “Tipo Jogos Vorazes” Esportes Físico de Islam Makhachev surpreende internet às vésperas do UFC 322 Brasil no card principal Ainda entre as lutas protagonistas noturna, o Brasil permanecerá bem representado. Carlos Prates medirá forças com Leon Edwards. O paulista é um dos nomes brasileiros mais cobiçados do momento, principalmente depois de a vitória no UFC 319.
2 imagens1 de 2Prates venceu Geoff Neal na última luta
Geoff Stellfox/Getty Images2 de 2Leon Edwards
Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images O carisma de Prates tem conquistado os fãs brasileiros. Dentro do cage, ele tem uma ascenção notável, mas essa talvez seja a prova de fogo para o Pesadelo, como é chamado. Ele é o 9º colocado no dos meio-médios e enfretará o número 4.
Edwards é um nome forte na categoria e já venceu em 22 ocasiões, enquanto só perdeu em cinco. O brasileiro, no entanto, tem o mesmo número de triunfos, apenas diferencia nas derrotas, com duas a mais que o inglês.
Com informações Metropoles


